ID# 982552614
top of page

Prof. Dr. Carlos Paula de Moraes, Coordenador do NERSUFAC.

Doutor em Teologia Moral, com master em bioética, professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas- CFCH da Ufac.

Colaborador de Estudo (Área de Filosofia e Teologia) profcar@bol.com.br

Prof. Dr. Enock da Silva Pessoa, Vice-Coordenador do NERSUFAC

Graduação em Filosofia (UPF); Mestrado em Psicologia (UFPB); Doutorado em Psicologia Social (PUC-SP). 

Colaborador de Estudo (Área de Filosofia/Psicologia Social).

Prof. Dr. Jacó Cesar Piccoli

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977); mestrado em Letras/Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Titular do Centro Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem experiência na área de antropologia indígena, antropologia política, antropologia ecológica, planejamento público, etnohistória, política indigenista e política ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: indigenismo brasileiro, etnologia amazônica, política ambiental e sociocultural da amazônia, impactos ambientais e socioculturais sobre terras e povos indígenas na Amazônia Sul-Ocidental, desenvolvimento sustentável e povos indígenas, relações interétnicas e transnacionais.

Colaborador de Estudo (Áreas: Filosofia, Antropologia e Serviço Social)

Prof. Dr. Francisco Pinheiro de Assis

Pós-Doutorado em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2014-2016) com o projeto de pesquisa: A transnacionalidade da fé: a ressignificação da devoção popular de Santa Raimunda do Bom Sucesso na Bolívia e Peru?. Doutor em História social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013), Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2002), Especialista em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Acre (1999) graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Acre (1996) Sou professor Adjunto da Universidade Federal do Acre - UFAC. Vinculado ao Centro de filosofia e Ciências Humanas. Área de especialidade História do Acre e História da Amazônia e ex-bolcista capes. Atualmente sou bolsista Capes PIBID.

Colaborador de Estudo (História)

Prof. Manoel Coracy Saboia Dias

- Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil, 1986;

- Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental, Rio Branco, AC, Brasil, 2011;

- Doutorando - Dinter Usp/Ufac

Colaborador de Estudo (Filosofia)

Ms.Jaqueline dos Santos Valente Barros

Mestrado em Ciências da Saúde (UFAC). Pós graduação em Ciências e Técnicas do Desporto e Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é Servidora Federal da Universidade Federal do Acre -UFAC, no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto - CCSD. Área de atuação: Ética e Estágio Curricular Supervisionado.

Colaboradora de Estudo (Educação Física)

ProfªMs. Soraia Batista Rodrigues

Mestrado em Teologia pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Possui Especialização em Educação, com Área de concentração em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2013). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2012). Tradutora Ad Hoc - Espanhol-Português.

Área de interesse: Cristianismo; Judaísmo.

(Colaboradora do Núcleo, docente)

Especialista Zione Silva

Graduação em Psicologia,-UNINORTE; Pós-Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental - UNINORTE

Área de interesse: História e difusão da Igreja Católica no Acre.

Colaboradora do Núcleo de Estudos (Membro externo).

Thalisson Cunha Mendes

  • Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Acre

  • Religião de interesse e dados adicionais Religião de interesse: Catolicismo.

Colaborador do Núcleo

Ivânia Maria

Discente do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Acre.

Área de interesse: Igreja Católica. Gostaria de adquirir maiores conhecimentos com grupo de Estudos acerca de Religião e Sociedade, preferencialmente no nosso Estado do Acre.

Colaboradora do Núcleo, discente.

Prof. Ms. Aluizio Oliveira de Souza

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2015) e graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (2009), mestrado em letras - Linguagem e Identidade (2018). Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre.

Tem experiência na área da Docência do Ensino Médio (2011-2015).

Área de interesse: A relação entre Religião e Sociedade, suas implicações éticas e políticas.

Colaborador do Núcleo

GRACILEDA MARIA DE LIMA CAVALCANTE

  • Possui graduação em Serviço Social pelo Instituto de Ensino Superior do Acre(2009), Pós-Graduação em Filosofia: Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia- Ufac (2018).

  • Instituição: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS (MUNICÍPIO)

  • Identificação Profissional: ASSISTENTE SOCIAL (DIRETORA DE APOIO AS ENTIDADES SOCIAIS E COMUNITÁRIAS

  • Religião de interesse e dados adicionais Evangélica, interesse por filosofia e estudos voltados aos direitos humanos.

Colaboradora do Núcleo

Carlos Alberto Lopes de Albuquerque

  • Licenciado em Filosofia, pela Universidade Federal do Acre (2013), Pós-graduado em Psicopedagogia, pela Faculdade Euclides da Cunha (2016); Pós-graduando em Filosofia: Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia, pela Universidade Federal do Acre (2017-2018).

  • Identificação Profissional: Administrador de Empresa, pós graduado em Psico-pedagogia e em Filosofia.

  • Religião de interesse e dados adicionais Católica.

Colaborador do Núcleo

Please reload

PRECISAMOS DE SUA AJUDA

O debate sobre a tolerância religiosa se torna cada vez mais em foco com o aprofundar da crise do terrorismo e com o fanatismo religioso. O terrorismo trata o mundo como campo de batalha. Mas será que o fanatismo religioso é mesmo a raiz central do terrorismo? Existiriam outras razões para a guerra contra o “Terror”? Qual a seiva que alimenta o terrorismo árabe ou a intolerância de grupos cristãos? Qual o limite entre a legítima participação de grupos religiosos na Política brasileira e o risco de uma nova cristandade? Ademais, as novas discussões sobre as relações entre religião e ciência demandam um novo olhar a este tema tão tipicamente moderno, mas agora reconfigurado nestes novos tempos da “sociedade tecnológica”. Queremos sua ajuda para estudar estes temas...vamos refletir e discutir juntos!

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

bottom of page