NÚCLEO DE ESTUDOS DE RELIGIÃO E SOCIEDADE DA UFAC - NERSUFAC
QUEM SOMOS
O Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade da Ufac – NERSUFAC, é formado, no ano de 2017, por um grupo multidisciplinar de profissionais da Ufac, dos quadros, docentes, técnicos e discentes, interessados no estudo entre Religião e Sociedade, podendo ainda integrar membros da comunidade, a fim de viabilizar a difusão dos conhecimentos adquiridos com os Estudos em grupo ou individuais.
Analisando o mundo em que vivemos, particularmente nossa sociedade acreana, observamos que estamos diante de um mundo plural tanto do ponto de vista cultural quanto religioso. Esse mundo de fenômenos sociais, religiosos e áreas culturais novas, apresenta problemas e dificuldades mais graves em relação àqueles descritos no passado, tais como: o aumento do mundo dos excluídos, o desrespeito à vida e aos direitos humanos, a destruição da natureza, a desvalorização das tradições e dos valores éticos e cívicos, o vicejo do individualismo, o consumismo desenfreado, a falta de um sério compromisso da maioria dos cidadãos com a vivência da responsabilidade para com o bem social, e até mesmo o crescimento da intolerância religiosa, por parte de grupos teístas ou ateístas.
Ante tal realidade, o Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade, procura compreender esses novos fenômenos que caracterizam a pós-modernidade, reafirmando sua opção por uma sociedade fundamentada na dignidade da pessoa humana, economicamente justa, socialmente equitativa, politicamente democrática, culturalmente plural e inter-religiosa. Acreditamos, que a divulgação dos estudos científicos sobre o fenômeno religioso na comunidade, poderá contribuir para o fortalecimento da Cultura da paz, bem como estimular, um debate respeitoso, sobre os desafios que se impõem na atualidade no campo inter-religioso.
Deve-se ainda afirmar que o NERSUFAC visa também divulgar, traduzir, debater e produzir, material de estudos na área proposta, a fim de incentivar a divulgação do conhecimento de diferentes tradições religiosas no Acre, bem como suas contribuições para a formação sociocultural do nosso Estado.
Por meio do estudo interdisciplinar do fenômeno religioso, nos seus aspectos socioculturais e psicológicos, buscamos estudar o significado de algumas manifestações religiosas visando facilitar o diálogo inter-religioso, o respeito mútuo e a valorização dos pontos convergentes entre os membros das religiões, igrejas e movimentos religiosos, em prol de ações que promovam a edificação de um mundo plural, mais justo e fraterno para todos, que possibilite a formação de cidadãos atuantes, tolerantes e abertos ao “diferente”, atendendo assim, a solicitação da sociedade por um mundo livre do preconceito, da intolerância e do fanatismo.
OBJETIVOS
Objetivos:
1. Objetiva-se com o presente Núcleo de Estudos fomentar o diálogo acerca do fenômeno religioso e suas constituições epistemológicas, culturais, sua significação como fato social e interpretação psicológica, privilegiando o contexto brasileiro, latino americano e acreano.
2. Integração das diferentes confissões religiosas como forma de enfrentamento ao fanatismo religioso na busca do estudo das contribuições positivas que o fenômeno religioso pode trazer à sociedade e ao indivíduo.
METODOLOGIA DO NERSUFAC
Encontros mensais/bimestrais, agendados preliminarmente, com a intenção de integração dos componentes do NERSUFAC, identificar as áreas de interesses, fomentando a alimentação do nosso Site web, para dar possibilidade de maior mobilidade aos debates do grupo.
Com base em uma agenda pré definida proporcionar aos membros do Núcleo, a prática de exercícios de meditação, reflexão e interioridade, inspirada em diferentes tradições religiosas.
FUNÇÃO DOS COLABORADORES
De forma contínua, os membros do Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade, podem também organizar grupos de pesquisa, eventos, minicursos, simpósios, palestras presenciais e na modalidade EAD de Extensão, com a possibilidade de certificação também no interior do Acre.
ENCONTRE SUA FÉ
A fé é uma possibilidade do espírito humano. Somente o ser humano, no reino da criação, pode descobrir essa dimensão de sua própria existência. A fé não nos torna menos e nem mesmo mais inteligentes. A fé é uma possibilidade de significação da existência...é um crer naquilo que ainda não se vê! Boa visão dos vídeos selecionados!
Professor Leandro Karnal, Unicamp
Pastor Rodrigo Silva é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção (SP), com pós-doutorado em arqueologia bíblica pela Andrews University (EUA). É graduado em teologia e filosofia e mestre em Teologia Histórica. Atualmente está concluindo seu segundo doutorado em arqueologia clássica pela USP.